top of page
Buscar

STJ decide que data limite para usar prejuízos fiscais no Refis é a da declaração ao Fisco



A 1ª Turma do STJ negou provimento ao recurso especial de uma empresa que esperava utilizar créditos decorrentes de Prejuízo Fiscal, apurados em 1999, mas declarados após a data fixada na legislação do parcelamento especial (Lei 9.964/2000).

Os ministros entenderam que a data fixada na legislação que instituiu o parcelamento especial, instituiu uma data limite para o reconhecimento do crédito a ser utilizado na liquidação dos valores consolidados no REFIS. Ainda, segundo entendimento dos ministros, a data limite fixada na Lei nº 9.964/2000 diz respeito ao prazo máximo para envio da declaração com a apuração dos valores, e não a data base para apuração do Prejuízo Fiscal e base de cálculo negativa da CSLL.

De acordo com a norma, artigo 2º, parágrafo 7º e inciso II, os valores correspondentes a multa e juros moratórios, inclusive as relativas a débitos inscritos em dívida ativa, poderiam ser liquidados pela utilização de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL, próprios ou de terceiros, desde que declarados à Secretaria da Receita Federal até 31 de outubro de 1999.

O Decreto 3.431/2000, que regulamenta o Refis, apenas repetiu a previsão no artigo 5º, parágrafo 6º, inciso II, alínea “c”.

Sendo assim, a empresa defendeu a interpretação de que essa data limite é a de apuração dos referidos créditos, posição refutada pelo TRF-4. A corte entendeu que o período previsto trata do prazo para a entrega da declaração do IRPJ relativa ao ano-calendário de 1998, e não do período-base para apuração dos prejuízos e bases negativas.

No STJ, A 1ª Turma decidiu manter o acórdão, conforme voto do relator, ministro Gurgel de Faria. “Na hipótese, o crédito não foi declarado à Secretaria da Receita Federal até 31 de outubro de 1999, o que foi realizado apenas no ano 2000. Não pode ser aproveitado, pois em desacordo com estabelecido pela lei”, concluiu.


Com informações da Revista Consultor Jurídico.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page